Os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e da França, Laurent Fabius, esperam por mais esforços para estabilizar o leste europeu quando eles encontrarem com seus homólogos da Rússia e da Ucrânia.

Steinmeier disse a repórteres neste sábado nos bastidores de um encontro em Berlim que ele espera estender o cessar-fogo no leste da Ucrânia bem como fazer progressos nos planos para eleições locais em áreas controladas por rebeldes, remoção de armas, trocas de prisioneiros e melhoria da segurança da população civil.

“Duas semanas de cessar-fogo ainda mostram que a situação continua a ser frágil, mas eles facilitaram o progresso em outras áreas”, disse Steinmeier. “É importante a realização de eleições locais fundadas em uma base legal acordada por ambas as partes, cujo resultado deve ser aceito por ambos os lados.”

O ministro alemão recebe o chanceler russo, Sergei Lavrov, e o ucraniano, Radoslaw Sikorski, em Berlim na noite deste sábado. O chefe da diplomacia francesa também participa das negociações.

Os quatro ministros estão se reunindo antes de uma reunião de chefes de governo, marcada para 2 de outubro, em Paris.

A Ucrânia deve realizar eleições locais até o final do ano na parte oriental do país, sob os termos de um acordo de cessar-fogo alcançado em fevereiro. Por sua vez, os separatistas pró-Rússia disseram que iriam realizar o seu próprio pleito, entre meados de outubro e início de novembro.

Em 25 de outubro, a votação será realizada nas áreas não controladas por rebeldes. Fonte: Dow Jones Newswires.