O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul respondeu a um pedido dos Estados Unidos para conversas sobre o acordo de livre comércio entre os dois países, ao dizer que não está claro se o pacto está causando um desequilíbrio crescente, enquanto Washington deseja iniciar renegociações do acordo.

Segundo o Ministério, os dois países deveriam considerar a revisão do pacto comercial, que entrou em vigor há cinco anos, somente após chegar a um consenso sobre a necessidade de uma mudança. O pedido de renegociação foi feito pelo presidente americano, Donald Trump.

Os EUA notificaram a Coreia do Sul de que queriam discutir “possíveis alterações e modificações” no pacto, Os termos para a renegociação começam dentro de 30 dias. O assunto foi tratado por Trump durante a visita do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a Washington, no mês passado.

As exportações dos EUA para a Coreia do Sul caíram desde 2011 e o déficit comercial dos EUA mais do que duplicou desde então, para US$ 27,6 bilhões. Fonte: Associated Press.