Os republicanos vão adotar a estratégia do “medo do socialismo de Barack Obama” para arrecadar fundos neste ciclo eleitoral, que inclui a campanha para as eleições de meio de mandato, em novembro.

Um documento que vazou para o site de notícias “Politico” demonstra o nível de agressividade que os republicanos pretendem usar para ganhar apoio nas eleições legislativas de novembro. Na apresentação do Comitê Nacional Republicano, o partido promete “salvar o país que está a caminho do socialismo”.

Nos slides de “Power Point”, sob o título de “Império do Mal”, o presidente norte-americano, Barack Obama, aparece em uma foto vestido de Coringa, do Batman, enquanto a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, é a Cruella dos 101 Dálmatas. O presidente do Senado, Harry Reid, aparece de Scooby Doo.

Os slides foram apresentados pelo diretor financeiro do Comitê, Rob Bickhart, a grandes doadores de campanha num evento fechado na Flórida, em 18 de fevereiro. O Partido Republicano identifica senadores e deputados democratas que estariam “vulneráveis” na eleição de novembro e seriam “alvo” de uma ofensiva republicana.

Defesa

O comitê republicano tentou se justificar. O diretor de comunicações, Doug Heye, afirmou que o presidente do comitê, Michael Steele, não tinha conhecimento da apresentação e textos de arrecadação de fundos são sempre controvertidos. “Obviamente, o presidente do comitê discorda da linguagem e das imagens usadas; essa apresentação não será usada no futuro”, disse Heye.