Pela primeira vez desde que Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos, há mais norte-americanos que desaprovam seu governo do que eleitores que o apoiam. A popularidade de Obama caiu para 46%, menor nível desde que assumiu o governo, segundo o Instituto Gallup. Um dia após Obama tomar posse, em 21 de janeiro de 2009, sua popularidade era de 68%.

O índice de desaprovação do presidente chegou ao nível recorde de 48% ontem. Quando Obama assumiu, apenas 12% dos norte-americanos não aprovavam a atuação do presidente, segundo o Gallup. Para especialistas, o alto nível do desemprego, a reforma do sistema de saúde e a demora do governo para concretizar seus objetivos são os principais motivos para a queda na popularidade de Obama.

Segundo Dean Debnam, presidente do instituto de pesquisas Public Policy Polling, a popularidade de Obama teve sua maior queda no meio de 2009, por causa da reação de eleitores independentes ao plano de reforma do sistema de saúde. “Isso aliado ao fato de que os americanos começaram a perceber que os problemas econômicos não seriam resolvidos rapidamente e o desemprego ia continuar subindo”, disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.