Combatentes anti-rebeldes do Iêmen afirmaram neste sábado que conseguiram retomar o controle da capital da província Shabwah, que fica na região sul do país. Representantes dos rebeldes aliados ao Irã confirmaram a retirada de suas tropas da região.

Autoridades das forças de segurança que lutam contra os rebeldes xiitas conhecidos como houthi afirmaram que consolidaram o controle sobre a província após tomarem a capital, Ataq. Segundo os oficiais, a coalizão liderada pela Arábia Saudita, que também luta contra as forças rebeldes, enviou armamentos pesados para uso em terra ao porto de Shabwah nos últimos quatro dias. Em março, a coalizão, que tem apoio dos Estados Unidos, começou a realizar ataques aéreos aos rebeldes houthis xiitas e seus aliados, que controlam a capital e boa parte do norte do país.

A luta no Iêmen coloca de um lado os houthis e as forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh e do outro os separatistas do sul, milícias locais e tribais, milicianos islâmicos e partidários do exilado presidente Abed Rabbo Mansour Hadi. Fonte: Associated Press.