Insurgentes houthis e seus aliados tomaram o controle de uma cidade estratégica na província iemenita de Shabwa neste sábado, de acordo com autoridades de segurança e testemunhas. A ofensiva ocorreu em um momento em que aviões de guerra de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita buscam evitar um avanço dos rebeldes.

Fontes disseram que a cidade de Saeed foi tomada pelos houthis e seus aliados após receberem o apoio de várias tribos da região. Autoridades de segurança acusaram xeques tribais locais e líderes militares de aceitarem dinheiro e armas dos aliados dos houthis em troca de facilitar a entrada do grupo na área.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita tem atacado os houthis desde março. A Arábia Saudita e o Ocidente acusam o Irã de apoiar militarmente os houthis, o que é negado por Teerã e pelos rebeldes. Enquanto isso, a disputa no Iêmen coloca os houthis e as forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh contra partidários do presidente atual Abed Rabbo Mansour Hadi. Fonte: Associated Press.