O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adiou sua visita à Ásia, a primeira viagem internacional do ano, para se concentrar na questão da legislação sobre saúde, depois de um ano de debates. A viagem a Guam (ilha no Pacífico), Austrália e Indonésia foi transferida para o período entre 21 e 26 de março, ao invés do período entre os dias 18 e 24 do mesmo mês. A informação é de um graduado funcionário do governo americano, que falou em condição de anonimato porque a Casa Branca ainda não fez o anúncio.

O secretário de imprensa Robert Gibbs afirmou que o Congresso vai decidir sobre a reforma no sistema de saúde até 18 de março, a data original para o início da viagem do presidente. Mas a Casa Branca parece ter recuado na medida em que líderes democratas tentam conseguir votos suficientes para aprovar o projeto, a principal prioridade de Obama.

Durante sua viagem, Obama planeja lançar uma ampla parceria com a Indonésia, comemorar o 70º aniversário das relações entre Estados Unidos e Austrália e discutir as questões sobre Afeganistão e não proliferação nuclear com líderes australianos. No território norte-americano de Guam, ele vai se reunir com militares.