Ataques aéreos provavelmente promovidos pela Rússia deixaram pelo menos 18 mortos e dezenas de feridos no norte da Síria, segundo grupos de oposição que atuam na região. O Observatório Sírio para Direitos Humanos e o Comitês de Coordenação Local dizem que os ataques atingiram um movimentado mercado no centro da cidade de Ariha, causando fortes danos em três prédios.

Uma página no Facebook chamada Ariha Today, que noticia os eventos acontecidos na cidade, diz que o número de mortos chega a 40, com mais de 70 feridos. Caso confirmado que o ataque foi promovido pelos aviões russos, será um dos mais letais desde que Moscou começou a atuar na Síria, dois meses atrás.

A Rússia diz que seus ataques têm como alvo o Estado Islâmico e outros grupos denominados genericamente como “terroristas”. Entretanto, países do Ocidente e os principais grupos de oposição da Síria dizem que a maioria dos ataques ocorre no centro e norte do país, onde o Estado Islâmico não tem uma forte presença.

A guerra civil na Síria já deixou mais de 250 mil mortos e quase 1 milhão de feridos desde o começo do levante contra o ditador Bashar al-Assad, em 2011. Fonte: Associated Press.