A Espanha foi surpreendida hoje por uma inesperada tempestade de neve em sua região mediterrânea, que geralmente registra temperaturas mais agradáveis em março. Nesta segunda-feira, a neve tingiu de branco Barcelona e grande parte da Catalunha. A nevasca e os ventos frios deixaram quase 200 mil pessoas sem luz e provocaram enormes dificuldades de circulação em várias vias da região, além de afetar seriamente o sistema público de transportes.

O governo catalão disse que 32 vias foram afetadas pela neve em toda a província de Barcelona, onde ocorreram grandes engarrafamentos. Também foi suspenso o funcionamento de quatro linhas de trens de subúrbio, muito utilizados pelas pessoas para irem aos municípios vizinhos de Barcelona.

No aeroporto de Gerona, no norte da Catalunha, seis voos foram cancelados por causa da neve, e outros seis foram desviados para Barcelona. As Espanha vive um dos invernos mais frios e úmidos dos últimos tempos. Segundo a Agência Estatal de Meteorologia, o último mês de fevereiro foi o mais chuvoso dos últimos 30 anos no país.