Se você acha que Curitiba está com tempo maluco, chovendo e ventando forte as vezes? Dá uma olhada no que está acontecendo em toda a Holanda. Uma forte tempestade atinge nesta quinta-feira (18) várias cidades do país europeu, pegando pedestres desprevenidos, provocando muito estrago e levando pânico para os moradores locais, inclusive brasileiros que vivem por lá. Os ventos chegam a 140 km/h.

Leia também: Curitiba terá mais um dia de chuva. Confira a previsão!

O Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, foi fechado, bem como estações de trem e portos. Os vídeos de pessoas literalmente sendo arrastadas pelo vento, placas caindo, contêiners tombando e telhados voando surgem a cada minuto no WhatsApp dos holandeses.

Nascida em Curitiba, mas na Holanda há um ano e meio, Marjorie Bertoja, de 25 anos, disse que nunca havia sentido medo de vento até se mudar para Zwolle, distante 83 kms de Amsterdam. “Medo de vento? Na Holanda sim! Acordei essa manhã com uma mensagem da minha amiga me avisando para não sair de casa de bicicleta, pois a caminho do trabalho ela tinha sido “arremessada” para o meio do asfalto devido ao vento de hoje”, contou.

A preocupação com a própria segurança é real. “Agora questão é a seguinte: não sei se me arrisco a ir andando até o mercado que fica literalmente embaixo da minha casa. Acho que as compras vão ter que esperar até amanhã”, completou.