O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma conversa “extensa” sobre comércio e clima com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, nas vésperas da encontro do G-20 em Hamburgo, disse hoje a Casa Branca.

Os líderes têm tido uma relação complicada desde que Trump assumiu o poder, incluindo a discordância de ambos sobre a decisão do americano de retirar o seu país do acordo climático de Paris.

Hoje, eles falaram sobre um assunto de interesse mútuo: o excesso da capacidade global da indústria do aço, ainda de acordo com a Casa Branca. A Alemanha trouxe o assunto antes, citando a capacidade da China como uma preocupação particular, e disse que quer que os países do G-20 discutam o assunto.

O governo Trump, por sua vez, perdeu hoje um prazo para concluir um relatório sobre importações de aço, que deve ser usado como munição para possíveis tarifas e outras barreiras para a importação de aço.

“O presidente disse que está ansioso para ajudar Merkel a fazer do encontro um sucesso”, disse a Casa Branca. O encontro começa no fim da semana.

Trump também falou com o primeiro-ministro italiano Paolo Gentiloni e “ressaltou seu apreço pelos esforços da Itália em resolver a crise imigratória líbia”. Fonte: Dow Jones Newswires.