A parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e a Prefeitura de Ortigueira garantiu a implantação da Agência do Trabalhador naquele município, que antes contava somente com um Posto Avançado de Atendimento.

Inaugurada nesta segunda-feira (16) a Agência do Trabalhador ganhou mais espaço e teve ampliado o número de programas oferecidos à população. ?A Agência do Trabalhador possui autonomia para prestar importantes serviços, acompanhando o desenvolvimento do município. Além de ampliar a intermediação de mão-de-obra e os financiamentos do Banco Social, a agência estará oferecendo os programas Central do Profissional Autônomo, Seguro-Desemprego e de Apoio à Pessoa com Deficiência?, destacou o secretário Padre Roque Zimmermann.

As novas instalações da agência, com 90 metros quadrados de área, ficam à rua Sete de Setembro, no centro da cidade, onde o trabalhador encontrará também os serviços de emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Cartão do Cidadão e alistamento militar.

Durante sua inauguração foram entregues pela secretaria equipamentos para hortas comunitárias às associações da Fazenda Santa Maria, Estrela, Natingui e Chico Mendes.

Desempenho

Desde junho do ano passado, quando o município começou a realizar os cadastros no Sistema de Informações da Secretaria do Trabalho, 107 trabalhadores foram colocados no mercado formal de trabalho e a agência cadastrou ainda 936 trabalhadores e 23 empresas.

Além do número de colocações, a Agência do Trabalhador de Ortigueira é destaque no número de operações do Programa Banco Social, que aprovou no ano passado 18 financiamentos, somando mais de R$ 84 mil. ?Conseguimos reduzir a inadimplência do Banco Social de 33% para 5%, liberando novos créditos e dobrando o número de operações?, conta o coordenador do Escritório Regional de Ponta Grossa, João Barbiero.

Além de Ortigueira, outros quatro municípios da região irão ampliar a estrutura de atendimento: Ponta Grossa, que ganha uma nova e moderna Agência do Trabalhador, Carambeí, Reserva e Imbaú, que inauguram novas unidades nos próximos dias.