O programa Mutirão Cultural, realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba desde 2001, foi o vencedor do prêmio Dignidade Solidária, na categoria Projeto Governamental – Cultura, concedido pelo Centro Paranaense de Cidadania. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Cassio Chamecki, receberá a premiação a ser entregue nesta sexta-feira, às 19h30, na Sociedade Thalia.

O prêmio é conferido anualmente desde 1996 como valorização e reconhecimento do trabalho realizado por pessoas e organizações na área social, especialmente nas áreas de DST/Aids, drogas, cidadania e voluntariado. O Mutirão Cultural foi contemplado pela sua abrangência no desenvolvimento das ações culturais, levando todas as formas arte às comunidades dos bairros de Curitiba.

Em sistema de rodízio, cada Regional – Bairro Novo, Pinheirinho, Boqueirão, Portão, Santa Felicidade, Boa Vista, Cajuru e Matriz – recebeu nesses três anos quatro Mutirões Culturais, que atenderam um público de mais de 500 mil pessoas. O programa acontece por um período de 30 dias, oferecendo uma extensa agenda de shows musicais, espetáculos de teatro e dança, sessões de cinema, oficinas de literatura, artes plásticas, grafite e fotografia, exposições, visitas monitoradas a museus, entre outras atividades que possibilitam o surgimento de novos artistas e a sensibilização da comunidade para a apropriação e uso dos bens culturais.

A programação, gratuita e para todas as idades, é coordenada pelos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba nas Ruas da Cidadania, onde acontece grande parte das atividades. Entretanto, escolas, creches, lar de idosos, sedes das associações de moradores também se transformam em palco para as mais variadas manifestações artísticas.

O lançamento do programa envolve um encontro com todas as lideranças comunitárias da região, encarregadas de divulgar os eventos em suas comunidades. A divulgação também é feita pelo jornal do Mutirão Cultural, editado separadamente para cada Regional, contendo a programação diária, notícias culturais e matérias de apresentação dos talentos dos bairros.