O bebê Artur Ferreira dos Santos surpreendeu a própria família e o corpo clínico do Hospital Municipal da Praia Grande, na Baixada Santista (SP), quando nasceu no último domingo. Ele pesa 5,975 quilos e mede 55 centímetros. Ontem, foi detectada uma infecção na criança, que está sendo tratada com antibióticos. Artur pode ter alta a partir de domingo.

O bebê é quinto filho da diarista Rosângela Maria Ferreira, de 31 anos, que mora em Itanhaém. O parto foi uma cesariana e Rosângela foi submetida a uma cirurgia de laqueadura. Ela disse que não desconfiou durante os exames de pré-natal que seu filho seria tão grande. O obstetra Ronald Costa, que fez o parto, espantou-se com o tamanho do recém-nascido, que corresponde ao peso de uma criança de 5 meses.

"Nesses 18 anos que eu trabalho aqui, nunca vi nada igual, o máximo foi 5 quilos", afirmou Costa. Tendo como base o histórico familiar do paciente, os médicos acreditam que o peso do bebê tem origem genética. Uma das irmãs de Artur, Alcélia, hoje com 13 anos, nasceu com mais de quatro quilos. O menino também possui um tio materno que veio ao mundo com cinco quilos.