Curitiba recebeu no ano passado 1,5 milhão de visitantes. Deste total, 50% vieram à capital para eventos e negócios, segundo levantamento feito pela Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC). Para o presidente da CIC, Paulo Henrique Munhoz da Rocha, a capital, antes conhecida como rota de passagem dos turistas para outros estados, oferece hoje muitas opções de lazer.

“A Prefeitura trabalha para incrementar o turismo na cidade. Estamos investindo na consolidação de uma política para o setor”, diz Munhoz da Rocha, referindo-se as ações que a CIC desenvolve através da diretoria de turismo. O presidente da CIC cita, entre as iniciativas para atrair maior número de visitantes, a criação de um calendário turístico, a apresentação do município em eventos nacionais e internacionais, e a oferta de informações sobre a cidade.

O planejamento urbano de Curitiba é, por si só, um ponto de atração, afirma. “O que foi criado como solução para o município, como lagos e parques destinados à contenção das cheias, estações-tubo para o transporte coletivo, e a coleta seletiva de lixo, já se tornou referência da cidade. Todo mundo quer conhecer”, explica Munhoz da Rocha.