Brasília – A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira (8) que 28 pessoas morreram, desde o início do ano, em decorrência das fortes chuvas que atingem 34 municípios do estado. 

O total de desabrigados passa de 5,7 mil pessoas. O município de Campos de Goytacazes é o mais atingindo até agora e está em situação de emergência: são 4 mil pessoas que tiveram que recorrer a abrigos provisórios devido às enchentes. No total, 12 municípios declaram situação de emergência.

Nenhuma edificação pública foi atingida, mas as ocorrências que envolvem propriedades civis não param de crescer. Dos 22 municípios atingidos, mais de 5, 2 mil residências foram danificadas.

No Espírito Santo, não foram registrados acidentes ou mortes devido às chuvas, desde o início deste mês. Em dezembro, seis pessoas haviam morrido e, segundo balanço atualizado até 2 de janeiro, nove ficaram feridas levemente, 857 desabrigadas e 4,4 mil desalojados, com um total de mais de 10,6 mil afetados. Dos 33 municípios do estado atingidos pelas fortes chuvas, 19 decretaram estado situação de emergência.