Mais uma vez a novena do Natal está sendo encaminhada para as famílias brasileiras pelo Regional Sul 2 da CNBB (Estado do Paraná). Neste ano de 2003 é apresentada a novena do Natal com novas perspectivas para conhecer e aprofundar as Diretrizes gerais da ação evangelizadora no Brasil para 2003-2006. Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, arcebispo de Cascavel e Presidente da CNBB, regional Sul 2 (Paraná) apresentou as novenas do Natal afirmando “Conhecer e amare Jesus Cristo! Às vésperas da celebração de mais um natal, queremos tornar realidade o grande sonho da Trindade: Jesus Cristo, Filho de Deus, concebido pelo poder do Espírito Santo, feito homem para salvar a humanidade, conhecido e amado por todos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu o seguinte objetivo da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; Evangelizar proclamando a Boa-Nova de Jesus Cristo, caminho para a santidade, por meio do serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comum hão, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.

Esta novena do Natal foi preparada com a intenção de tornar conhecidas as novas Diretrizes da nossa Igreja no Brasil. A dinâmica utilizada incentiva a comunidade para a responsabilidade da evangelização, compromisso, de todo batizado. As quatro exigências da evangelização: serviço, diálogo, anúncio e testemunho são os quatro pilares que permeiam todo o texto e convidam os participantes a arregaçar as mangas e proclamar a Boa-Nova a todos, principalmente os afastados, os que não estão sendo assistidos nas periferias de nossas cidades e lugares remotos do nosso Brasil.

Celebrar o Natal é renovar o mistério da nossas salvação. A oração pessoal e comunitária ajuda a entrar no espírito que envolve este solene tempo litúrgico. Natal, festa da família, festa da comunidade, festa da humanidade amada e redimida por Deus. Abramos nosso coração, entremos neste mistério e façamos de nossa casa, a manjedoura preciosa onde Jesus irá nascer. O maior presente que poderemos oferecer ao Menino Jesus é o nosso coração alegre e palpitante, transformado num presépio vivo.” (Novena do Natal,2003, pág.l, CNBB Sul 2).

A novena do Natal de 2003 quer ser um instrumento de evangelização e conscientização para as famílias, além de uma boa preparação para esta universal do nascimento do Menino Jesus, será um motivo amais para a reunião dos grupos de família.

Natalício José Weschenfelder

é pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Marmeleiro e da Reitoria de Flor da Serra do Sul (
paroquiasrita@wmail.com.br)