O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, inauguraram neste sábado (08) o Núcleo de Proteção ao Cidadão, no bairro São Braz, em Curitiba. O local abrigará a sede da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, que atende a pelo menos 75 mil moradores dos bairros Santa Felicidade, São Braz, Cascatinha, Botiatuvinha, Orleans, São João, Riviera e Lamenha Pequena.

?Este é o resultado de um processo de integração das forças de segurança, que inclui também a Prefeitura de Curitiba. O Governo do Paraná tem investido pesado em segurança pública, na compra de mais de 3.700 viaturas, dez mil pistolas ponto 40, contratação de 3.800 novos policiais, investimento em tecnologia e treinamento dos antigos policiais, para melhorar a segurança dos paranaenses?, disse o secretário Delazari.

Este é o 10.º Núcleo de Proteção ao Cidadão instalado em Curitiba, como resultado da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura de Curitiba. ?A entrega deste Núcleo mostra esta parceria bem sucedida, que tem rendido bons frutos. Procurei o Governo do Estado para defender os interesses da cidade e um dos avanços foi o treinamento da Guarda Municipal na Academia da Polícia Militar do Guatupê, além das inúmeras operações policiais integradas que temos feito juntos?, disse o prefeito Beto Richa.

Participaram também da inauguração o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho, o secretário da Defesa Social de Curitiba, coronel Itamar dos Santos, além de outras autoridades policiais, municipais, deputados e vereadores.

Novas instalações

Antes, a sede da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar funcionava na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. De acordo com o comandante da Companhia, coronel Washington Lee Abe, a mudança de endereço possibilitará melhor acesso aos bairros que a companhia atende. ?A região onde ficava a 4ª Companhia não estará desguarnecida porque permanece na Rua da Cidadania uma equipe da Guarda Municipal?, explicou o comandante.

A nova sede da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar está instalada na Rua Toaldo Tulho, esquina com a rua Brasílio Cuman, no São Brás. O prédio possui quatro salas e uma recepção. Foram construídos um banheiro feminino e um masculino com chuveiro e também uma cozinha. O pátio oferece uma área de estacionamento para as viaturas da Companhia. Para o comandante da 4ª Companhia, o espaço significa mais liberdade para os policiais. ?Além de estarmos em uma região estratégica para atendermos todos os bairros, o local oferece mais benefícios para trabalharmos com conforto?, disse o comandante Abe.