Apesar do êxito do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, atualmente, o consumidor conta com inúmeras linhas de financiamento habitacional. “Só a Caixa oferece leque amplo de opções para todos os tipos de bolsos e aplicações que vão da aquisição ou troca de imóvel até a reforma ou construção”, destaca o gerente geral da Caixa em Curitiba, Edilson Oliveira. Ele conta que as outras linhas de crédito, no primeiro quadrimestre deste ano, movimentaram aproximadamente R$ 1,4 bilhão que viabilizaram a aprovação de 25.286 contratos de financiamento habitacional.

Segundo ele, em comum, as linhas apresentam juros competitivos, que variam de 4,5% a 13,5% ao ano mais a correção da Taxa Referencial (TR), e parcelamentos de até 30 anos. De acordo com o gerente geral da Caixa, os critérios e a documentação exigida são praticamente os mesmos. O tempo de análise de crédito e da capacidade de pagamento é de até 30 dias. “No Feirão, quem levar a documentação correta e completa, poderá ter o crédito aprovado na hora por um dos 320 funcionários que participarão do evento”. Oliveira recomenda que as pessoas, primeiramente, circulem pela feira que terá cem expositores ou observem as opções no site (www.feirao.caixa.gov.br) e somente após a definição do imóvel, procurem a Caixa para liberar o financiamento.

Consórcios

Para quem não tiver urgência em adquirir o imóvel, outra opção é o consórcio. “A Caixa já está entre as maiores empresas de consórcio habitacional do País. A grande vantagem do consórcio é que não se paga juros e funciona como uma espécie de poupança forçada para se atingir um objetivo de consumo” , analisa Oliveira.