A faixa portuária do Porto de Paranaguá está sendo concretada e preparada para suportar o trânsito de veículos e equipamentos. As obras oferecem maior qualidade e segurança às atividades executadas na área primária. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já entregou as obras nas vias no entorno do porto. O superintendente da Appa, Eduardo Requião, lembrou que a concretagem possibilitará, também, maior facilidade para a limpeza da área primária contribuindo para o controle de zoonoses.

Atualmente 30% das obras, orçadas em R$ 12,3 milhões, estão concluídas. A concretagem substituiu o antigo pavimento de paralelepípedos e as lajotas sextavadas, desgastadas pela ação do tempo, pela falta de manutenção e pelo tráfego intenso de veículos e equipamentos pesados.

?A maior dificuldade encontrada foi no cais porque estava muito avariado e precisava ser recuperado enquanto aconteciam as operações portuárias?, disse o engenheiro Ricardo Carvalho de Júlio, responsável pela obra. Outra dificuldade, conforme Carvalho, foi com o desgaste provocado pelas mercadorias movimentadas. ?Soja, açúcar e fertilizantes são exemplos de cargas que agridem a pavimentação e, em contato com a água, são corrosivas?, observou.

O canteiro de obras, montado ao longo da faixa portuária, reúne 100 empregados diretos e atende às obras, que se estendem numa área de cerca de 160 mil m², com a utilização de perto de 40 mil m³ de concreto. As melhorias incluem obras e serviços de reabilitação e melhoramento do sistema viário e administrativo internos da área primária.

As atividades compreendem, ainda, os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, recuperação estrutural do cais, sinalizações horizontal e vertical, entre outros. As melhorias previstas estão sendo realizadas em fases distintas, conforme a necessidade das operações portuárias.

Segundo Carvalho Júlio, até o momento, 80% da drenagem foi concluída e atualmente o berço 201 está sendo preparado para a obra de infra-estrutura. Além disso, as benfeitorias no pátio e no berço de atracação 214 estão finalizadas.