A obrigatoriedade do voto e o seu impacto na democracia brasileira serão discutidos no debate “Democracia: voto obrigatório ou voto facultativo?”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O evento ocorrerá no próximo dia 26, a partir das 9h, no auditório da ESMPU, em Brasília (L2 Sul, quadra 603/604, 1º subsolo).

Seis debatedores irão falar sobre o tema: o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral José Paulo Sepúlveda Pertence, o jornalista Alexandre Garcia, o advogado e ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, a jornalista Dora Kramer, o sociólogo Eurico Cursino e o escritor e jurista Fábio Konder Comparato. Cada um terá vinte minutos para apresentar suas ideias e seus argumentos. Em seguida, haverá o debate com possilidade de perguntas por parte da plateia.

Para participar, gratuitamente, os interessados deverão se inscrever pela internet até o dia 22 de outubro (www.esmpu.gov.br, link “Inscrições”). No dia do evento, só serão aceitas inscrições no local se houver lugares disponíveis. Haverá sorteio eletrônico na hipótese de o número de interessados superar o número de vagas. Os participantes receberão certificado.

SERVIÇO
Democracia: voto obrigatório ou voto facultativo?
Data: 26/10/2009
Horário: 9h às 12h30
Local: Auditório da ESMPU (L2 Sul, quadra 603/604)
Inscrições: Gratuitas, abertas até o dia 22 de outubro, no endereço www.esmpu.gov.br, link “Inscrições”. Também serão aceitas inscrições no local, no caso de haver lugares disponíveis.
Informações: cau@esmpu.gov.br