A Polícia Federal (PF) iniciou hoje (22) a Operação Platina para desmontar uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que atua no Brasil, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos e Espanha.

Segundo nota divulgada pela PF, a quadrilha traficava entre 500 quilos e uma tonelada de droga por mês para a Europa e os Estados Unidos, passando pelo Uruguai.

A operação, coordenada pela Diretoria de Combate ao Crime Organizado de Brasília com o objetivo de atacar a base financeira da quadrilha, está sendo executada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Cerca de 250 policiais cumprem 11 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal do Estado do Rio, onde era feira a lavagem de dinheiro.

O esquema envolvia a compra de empresas de transporte de combustíveis e de postos de gasolina – seis na capital fluminense e dois no interior do estado.

A Operação Platina é resultado da troca de informações da Polícia Federal com as polícias de outros países, como Uruguai, Inglaterra, Colômbia, Espanha e Estados Unidos.