O laboratório central do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) divulgou os resultados das análises que realizou sobre produtos coletados durante a Operação Páscoa. Equipes do instituto passaram os últimos 23 dias desenvolvendo atividades de coleta e análise de 831 itens, envolvendo 4.155 unidades.

Deste total, 718 unidades tiveram de ser encaminhadas ao laboratório para uma análise mais detalhada. Foram visitados 120 estabelecimentos comerciais, de todas as regiões do Paraná, como supermercados, hipermercados, mercearias, peixarias e lojas especializadas em chocolates e colombas.

“Nossa principal preocupação foi garantir todo amparo ao consumidor”, informa o presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos. “Foram medidas que tornaram mais transparente a venda de artigos específicos desta época”.

Como conseqüência de uma fiscalização rígida no ano passado e do trabalho de orientação realizado em 2004 – acrescenta Paranhos – o Ipem está colhendo bons resultados. “Houve uma acentuada queda nas irregularidades”, salienta.

De todo o universo verificado nas últimas semanas, foram constatadas irregularidades quantitativas em apenas dois produtos: o Coelho Ned, da Valbella, de 35 gramas; e os ovos de chocolate Kinder Maxi Ovo, de 150 gramas. No ano passado, foram 11 produtos com irregularidades.

Quantidade

Neste ano, além dos dois produtos, outros cinco sofreram autuação por falta de indicação quantitativa, como filés de pescada e cestas de Páscoa, além de cobertura de barras de chocolate com erro de simbologia na indicação do peso.

Os fabricantes desses produtos, segundo a lei federal 9933/99, terão um prazo de 15 dias úteis para apresentar a defesa e aguardar o julgamento. A sanção pode variar desde advertência até o pagamento de multa de R$ 1,5 milhão.

“Acreditamos que a maioria das irregularidades registradas ocorreu devido a problemas técnicos. Mas, ainda assim, as empresas devem apresentar suas defesas ao setor jurídico do Ipem, esclarece Sérgio Camargo, gerente de pré-medidos do instituto.

Um dos principais aliados do consumidor, o Ipem é uma autarquia ligada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e tem como missão atender às necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços.