A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná lançou hoje a Operação Safra com o objetivo de diminuir as filas de caminhões que se formam na BR-277 nessa época do ano em função do escoamento da safra de grãos. São centenas de caminhões circulando diariamente pela rodovia em direção ao Porto de Paranaguá.

A PRF controlará o estacionamento no acostamento, que só será permitido aos veículos que se deslocam em direção ao Porto de Paranaguá. Para não prejudicar a rotina dos moradores da região, os caminhões não podem estacionar na frente de residências, estabelecimentos comérciais, escolas ou paradas de ônibus.

Os caminhões serão parados no Km 30 onde aguardarão pelo controle de tráfego. A medida visa a evitar a formação de filas do Km 30 ao Km 70, na Serra do Mar. Haverá ainda um espaço de 500 metros a cada dois quilômetros de fila, para que em caso de emergências o acostamento possa ser utilizado adequadamente.

Apesar da estiagem, o Paraná deve colher 10,5 milhões de toneladas de soja e de 6,8 milhões de toneladas de milho, o que aponta para mais um ano de fluxo intenso de veículos na BR-277, já que quase 50% desse total é exportado pelo porto de Paranaguá.