Mais de cem policiais civis e militares realizaram, na manhã desta segunda-feira (16), uma operação na região de Umuarama para cumprir 19 mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Durante a ?Operação Umuarama?, sete pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas, porte de munição de uso restrito e roubos de caminhão e também a estabelecimentos comerciais. Além disso, os policiais apreenderam munição de uso restrito, pedras de crack e vários produtos sem nota fiscal, entre eles diversos equipamentos eletroeletrônicos.

A operação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná através do Centro de Operações Conjuntas. ?As polícias fizeram um bom trabalho de investigação para levantar criminosos que agiam na região e também os locais usados por eles. Foi uma operação rápida e pontual que ajuda a desestruturar o crime organizado que age na área da fronteira?, disse o secretário Luiz Fernando Delazari.

Além de cumprir os mandados, os policiais também reforçaram o patrulhamento em Umuarama e nas cidades vizinhas de Francisco Alves, Iporã, Terra Roxa e Icaraíma. Em as abordagens e bloqueios nas ruas e estradas foram revistadas 366 pessoas e vistoriados 196 veículos. ?A presença ostensiva desse grupo grande de policiais ajuda a afastar a criminalidade e mostra o poder policial de investigação e de ações rápidas?, explicou o major Nerino Mariano de Brito, que comanda a Força Especial de Pronto Emprego (Fepe), da Polícia Militar.

Para o delegado-titular de Umuarama, Antônio Ângelo Colombo, a operação, além de solucionar alguns crimes, deixou a polícia próxima de desvendar outros casos importantes registrados na região, como o roubo a um posto de combustíveis, ocorrido na sexta-feira (13). Em uma das casas vistoriadas com mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram diversos cheques levados no assalto. ?Também apreendemos aparelhagem de som e outras mercadorias sem comprovação de origem que provavelmente estão vinculadas à receptação e ao tráfico de drogas. Vamos dar seqüência às investigações?, afirmou o delegado.

Roubo

Um dos presos na operação Umuarama é Lucas Ademir Soares, 25 anos, que estava com prisão preventiva decretada pela Justiça por roubo de caminhão. Conforme o delegado, ele roubava caminhões na região para levar ao Paraguai, onde os veículos eram vendidos. ?Outros quatro componentes da quadrilha dele já estão presos e os demais identificados?, disse o delegado. Outro preso acusado de roubo é Sílvio Roberto Alves da Silva, 21 anos.

Tráfico

Das sete prisões realizadas na operação Umuarama, três são de acusados de tráfico de drogas. São eles Caciano Domingos, 26, Odair José Vieira Ramos, 24, e Reginaldo Losan Marucci, 23. As prisões dos acusados de tráfico ocorreram no cumprimento de um dos mandados e durante bloqueio realizado na cidade de Iporã. Além de pedras de crack, foi apreendida uma motocicleta, que seria usada para a entrega da droga.

Munição

Numa das casas revistadas pelas equipes policiais na manhã desta segunda-feira em Umuarama foram encontrados cartuchos de munição de uso exclusivo das Forças Armadas como um cartucho calibre ponto 50 e dois calibre 7.62. Também foram encontrados e apreendidos dois cartuchos calibre 38. Os dois presos com a munição são Aurélio Tibúrcio, 46, e Paulo Francisco Vieira, 27. Todos os presos foram encaminhados à delegacia de Umuarama.