Uma pane no sistema elétrico em Brasília deixou metade da capital sem energia por cerca de quinze minutos, no início da tarde de hoje. Em alguns bairros a energia só foi religada às 14h23, cerca de meia hora após o início do problema. A queda da energia atingiu os principais órgãos do governo federal, que ficam na Esplanada dos Ministérios, área central da cidade.

A pane atingiu linhas da Companhia Energética de Brasília (CEB) e de Furnas Centrais Elétricas, que fornece eletricidade para a região. Até o início da noite, os técnicos ainda não haviam identificado em qual das linhas surgiu o problema nem a causa da interrupção da energia.

Foram afetados também os bairros da Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte, além do Palácio do Planalto, Palácio do Buriti, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Setor de Abastecimento Norte, e as cidades de Águas Claras, Sobradinho, Planaltina e as Fábricas de Cimento Tocantins e Ciplan, num total de 307 MW.

Segundo a CEB, o problema deixou sem energia também uma linha da Companhia Energética de Goiás (CELG), na cidade goiana de Itiquira, a 80 quilômetros da capital. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu prazo até as 18h00 desta sexta-feira para que a CEB informe as causas do acidente. Segundo informações preliminares recebidas pela agência, pode ter ocorrido falha em um disjuntor da rede elétrica.