O Ministério da Agricultura assina dois convênios hoje (21) , com a Secretaria da Agricultura do Paraná. O primeiro é referente à fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos, e o segundo, de prevenção e controle da sigatoka negra, doença que está afetando os bananais do Paraná.

Com esse acordo, os governos federal e estadual vão aumentar o poder de fiscalização e de combate do uso irregular de agrotóxicos e controlar com mais eficácia a doença que está atacando as lavouras de bananas.

O Paraná tem 9.970 mil hectares cultivados com banana, estando a produção distribuída 50% na região litorânea, 30% na região de Cornélio Procópio e outras áreas de cultivo nas regiões de Cascavel e Jacarezinho

A Secretaria da Agricultura detectou a presença do fungo Mycosphaerella fijiensis, agente causador da doença conhecida como sigatoka negra, em pomares de duas regiões de exploração da bananicultura no Estado ? litoral e norte paranaense.

O Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), suspendeu o sistema de certificação fitossanitária e a permissão de trânsito da fruta. A operação está sendo viabilizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Embrapa e outras entidades.