O Estado do Paraná, por iniciativa das entidades públicas e privadas, através do Movimento Paraná Competitivo (MPC) – coordenado pelo IBQP, com patrocínio da Secretaria de Estado da Industria, Comércio e Assuntos do Mercosul e apoio das instituições de classe como Fiep, Faciap e Fecomércio – lança nesta segunda-feira (29), às 8h30 em café da manhã no IBQP, o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão ? PPQG.

O prêmio visa reconhecer as melhores práticas de gestão criadas ou adotadas por organizações tanto públicas como privadas sediadas no Paraná, promovendo as mudanças capazes de levar o Estado a uma posição de destaque no cenário nacional e internacional com relação a qualidade, produtividade e competitividade.

Segundo o secretário Virgílio Moreira Filho, a iniciativa demonstra a sintonia que existe entre o governo do estado e a iniciativa privada em busca da competitividade empresarial. ?Atualmente as organizações, tanto em nível nacional quanto internacional, têm demonstrado interesse por modelos de excelência. Este comportamento está associado à busca por referências que auxiliem as organizações a lidarem com o mundo globalizado e competitivo?, diz.

Para o secretário executivo do MPC, economista Noé Vieira dos Santos, atualmente os prêmios, a exemplo dos Prêmios Malcolm Baldrige (EUA), The European Quality Award (Europa) e o Prêmio Nacional da Qualidade ? PNQ, passaram por algumas mudanças não desconsiderando totalmente a filosofia da ?qualidade total?, mas acrescentando novos padrões que exigem o equilíbrio entre a satisfação do cliente, dos colaboradores e resultados dos negócios.

O prêmio atuará com os seguintes critérios de excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes e Sociedade, Informação e Conhecimento, Processos e Resultados, estes critérios não são prescritivos, isto é, não propõem a utilização de ferramentas e práticas de gestão.

O Movimento Paraná Competitivo além do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão ? PPQG coordena o Prêmio Sucesso Empresarial para Micro e Pequenas Empresas, que contou no ciclo 2005, com inscrições de 412 empresas de todo o Paraná, o que demonstra a credibilidade por esta ferramenta de gestão.

O PPQG, terá suas inscrições a partir do dia 01 a 20 de setembro de 2005, onde maiores informações podem ser buscadas no site do IBQP ou pelo Tel: 41-3264-2246.