O governador Roberto Requião e o secretário interino da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, Marcírio Machado Sobrinho, entregam nesta quinta-feira (06) em Campo Mourão 1.249 carteiras de identidade. Os documentos, confeccionados em julho, serão entregues às populações dos municípios integrantes da Concam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão).

A confecção gratuita dos documentos faz parte do Programa Paraná em Ação, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, e já foi realizado em Ponta Grossa, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Maringá, Londrina, Campo Mourão, Santa Cecília do Pavão, entre outras localidades.

No Programa a população tem acesso a serviços como saúde, cultura, justiça, bem como a emissão de documentos de identidade, certidão de nascimento, reconhecimento de paternidade e cadastramento em programas sociais do governo estadual, como o Luz Fraterna (Copel) e Tarifa Social (Sanepar), entre outros.

Além disso, os usuários contam com assistência judiciária, orientações médicas, palestras sobre higiene, oficinas de aproveitamento de alimentos, artesanato, acesso grátis à Internet, entre outros.

A falta do documento dificulta a admissão em empregos e a concessão de créditos e financiamentos. Segundo o coordenador do Programa, Marcírio Machado Sobrinho, o Paraná em Ação existe para resolver problemas das comunidades pobres, dando-lhes o direito de buscar seu espaço na sociedade.