Um dos serviços de saúde mais procurados na Feira de Serviços Gratuitos ? Paraná em Ação é o de orientações sobre saúde bucal oferecido pelo Sesc. ?Muitos acham que é só passar uma escova com creme dental e pronto. Mas não é assim, a escovação correta possui técnica?, disse a orientadora Simone Moser Pereira. A Feira está instalada em frente ao Palácio Iguaçu e tem recebido centenas de visitantes de Curitiba e região metropolitana.

Simone avaliou que as crianças que visitam a feira são carentes de informação sobre saúde bucal. ?É gratificante poder participar com essas orientações, no Paraná em Ação. Há crianças que chegam aqui com os dentes completamente cariados, pois não tem instrução em casa. Para algumas, fio dental e escova de dente são novidade?, comentou.

Entre os visitantes da feira estava Suiane dos Santos, 25 anos, a dona de casa veio realizar seu divórcio e aproveitou para levar as filhas Stefany, 11 anos, e Patrícia, 4 anos, para aprenderem a escovar os dentes corretamente.

Para a dona de casa, moradora no bairro Capão Raso, o Paraná em Ação é uma iniciativa muito importante, ?pois são muitas as pessoas de baixa renda que se beneficiam com os serviços oferecidos gratuitamente?. Patrícia, a filha menor de Suiane ficou atenta, enquanto a orientadora lhe dava as instruções da escovação correta. ?Agora, aprendi como fazer para os meus dentes ficarem sempre branquinhos?, contou a menina.

Para realizar seu casamento, Nívea Terezinha da Silva, também procurou os serviços do poder Judiciário e levou os filhos Lúcio Morais, 11, e Giovana Estefani Geis, 1 ano e 6 meses, para receberem orientações sobre escovação. Enquanto Lúcio utilizava o escovódromo, a mãe recebia instruções de como fazer a higiene bucal da pequena Giovana. De maneira lúdica, as orientadoras utilizam bonecos na demonstração, o que chama a atenção das crianças e facilita o aprendizado.

?A partir de agora vou fazer a higiene bucal da Giovana diariamente da maneira que aprendi aqui. Eu não sabia que criança dessa idade já precisava dessas coisas, só depois dessa explicação percebi a importância?, disse a dona de casa.

Nívea é mãe de três filhos, reside no município de Araucária, e, segundo ela, o Paraná em Ação ?é a melhor coisa que já aconteceu esse ano?. ?É um gesto muito bonito do governo. Às vezes a gente não tem dinheiro nem para o ônibus, e, nesse programa, tem até caravana grátis para trazer as pessoas. Se tivesse que pagar passagem eu não poderia ter vindo?, contou.

Além do casamento no poder judiciário e orientações sobre a escovação correta, Nívea utilizou também os serviços oferecidos pelo INSS e o programa ?Leite das Crianças?.

A Feira de Serviços Gratuitos

Paraná em Ação é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Relações com a Comunidade, permanece no Centro Cívico em frente ao Palácio Iguaçu, até o dia 7 de Setembro, o atendimento é das 9h as 17h. Pelo telefone 0800 645 52 52 qualquer pessoa pode obter informações sobre os serviços oferecidos na feira e sobre documentação necessária para, por exemplo, oficializar um divórcio ou um casamento.