O sistema de Acompanhamento dos Programas de Governo (APG), desenvolvido pela Celepar e pela Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, foi apresentado nesta terça-feira (27) pela secretária Eleonora Fruet durante reunião do secretariado. São 25 programas executados por secretarias e órgãos do governo do Paraná que passam a ser acompanhados sistematicamente e que podem ser checados diretamente pelo governador Roberto Requião a qualquer momento.

A secretária do Planejamento e Coordenação Geral explicou que o novo sistema de monitoramento visa dar mais eficiência à ação de governo. “Esse acompanhamento é fundamental para atingir os melhores resultados dos investimentos do poder público”, destacou. “É uma metodologia que permite verificar o andamento dos programas, desde a implantação até todas as fases de execução”.

Foram desenvolvidos dois sistemas: o de Orçamento do Estado e o de Acompanhamento Financeiro. Através deles, o conselho de revisão da Secretaria do Planejamento tem condições de acompanhar as informações mais estratégicas. Os dois sistemas têm um processo de alimentação e retroalimentação mantido por gestores técnicos que têm senhas diferenciadas para atualizar semanalmente os estágios dos programas.

Cores – O monitoramento é acompanhado de uma sinalização de cores (vermelho, amarelo e verde), que indica em que situação de encontra cada programa. Os estágios vermelho e amarelo significam que os programas precisam ser reorientados para que tenham condições de avançar. Podem representar também que o governo precisa liberar recursos para que um determinado programa avance.

O gestor técnico do sistema está sendo submetido a treinamentos com especialistas porque será o principal interlocutor, responsável por colocar as informações que vão dar a exata dimensão do estágio em que se encontram os programas.

Os programas terão acompanhamento físico e financeiro, cujas inform

ações serão disponibilizadas também para a Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas e pela sociedade. A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está construindo os canais de acesso.

A secretária Eleonora Fruet salientou ainda que o sistema de acompanhamento também representa uma metodologia de aprendizado. “Esse sistema de monitoramento, além de agilizar o cumprimento das diversas metas de governo, também fornece meios de aprendizado de políticas públicas e suas apresentações”.