O Paraná garantiu na manhã deste domingo (27) as primeiras medalhas nas Olimpíadas Escolares, que reúne estudantes de 12 a 14 anos de idade e que estão acontecendo em Brasília. Os alunos/atletas da natação conquistaram três medalhas de ouro e três de prata e garantiram ao estado o primeiro lugar no quadro de medalhas.

Paraná e Brasília terminaram a competição com seis medalhas e, portanto, empatados em número de medalhas de ouro (três cada estado). No entanto, as três medalhas de prata da natação, garantiram aos paranaenses o primeiro lugar no quadro geral de medalhas.

Felipe Kassuya, do Colégio Maxi, de Londrina, foi o destaque da delegação paranaense com duas medalhas de ouro. O atleta de 14 anos conquistou o primeiro lugar nos 50 metros livre e no revezamento 4 X 50 metros medley, ao lado de Ricardo Arruda, do Colégio Bom Jesus, de Curitiba, Renato Flores, do Colégio Positivo, de Curitiba, e Luiz Greca, do Colégio Sion, de Curitiba. Flores ganhou ainda uma prata na prova dos 50 metros costa.

Entre as meninas, Laura Freitas, do Colégio Positivo, de Curitiba, foi a única medalhista de ouro, vencendo os 50 metros peito. Laura também ganhou prata no revezamento 4 X 50 metros medley formado ainda pelas alunas/atletas Luana Wunderlich (Colégio Positivo, de Curitiba), Iara Paukowski (Colégio Dom Bosco, de Curitiba) e Flávia Borges (Colégio Marista, de Maringá). Flávia conquistou também a medalha de prata nos 50 metros livre.