A Polícia Militar (PM) do Paraná formou nesta segunda-feira, 1.000 novos soldados, a maior formatura de policiais militares dos 150 anos de sua história. A solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, teve a presença de cerca de 5.000 pessoas, entre familiares e amigos. A formatura ocorreu nove meses após a realização de um curso de treinamento dados aos policiais com as melhores e mais modernas técnicas de formação policial.

Junto com o diploma de conclusão do curso, os policiais receberam um exemplar da Constituição Estadual e da Constituição Federal para agirem de acordo com a lei em suas missões. Para o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a maior formatura da história da PM é uma resposta à determinação do governador Roberto Requião que é a “Polícia Militar de volta às ruas para tomar conta das cidades e da segurança da população, operação batizada de Paraná Contra o Crime”.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado também está investindo pesado no equipamento fornecido à corporação. “Só este ano foram compradas cerca de 1.300 viaturas, feitos investimentos em computadores, em armamentos pesados como pistolas semi-automáticas, carabinas e munição”.

Delazari se dirigiu aos policiais falando da importância da auto-estima e motivação para a carreira que eles escolheram. Lembrou que o policial não precisa abusar da autoridade para ser respeitado, mas sim ter bom senso. “Essa atitude será extremamente gratificante ao perceber o reconhecimento da comunidade. Por isso, a Segurança Pública optou por investir também no ser humano policial, que é a essência da polícia”, disse o secretário.