A Divisão de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde divulgou na tarde de segunda-feira (30) a segunda parcial da Campanha de Vacinação do Idoso contra o vírus da gripe. Até o momento, 408.716 pessoas com mais de 60 foram imunizadas, 46% do total previsto. A campanha, que começou na segunda-feira (23) da semana passada e vai até a próxima sexta-feira (04). A meta do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 70% da população. Nos últimos anos, o Paraná tem mantido a média de mais de 80% de cobertura.

De acordo com os dados divulgados, a melhor cobertura vacinal está sendo feita pela 22a Regional de Saúde, com sede em Ivaiporã, que já vacinou mais de 65% da sua população de idosos. Em seguida vem a 11.a Regional de Saúde, em Campo Mourão, com 62%, e com 61% está a 7.a Regional de Saúde, em Pato Branco. ?Com essa cobertura, o Paraná se mantém à frente da média do país. Apesar disso, é importante que quem ainda não se vacinou, que procure um posto de saúde o quanto antes?, avisa a responsável pela Divisão, Miriam Woiski.

A coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel, explica que a vacina contribui para a redução de complicações, hospitalizações e óbitos em mais de 50% dos casos. ?Os idosos são os que mais sofrem com baixas temperaturas. As vacinas são oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde. São mais de 2 mil postos e mais de 11 mil pessoas trabalhando nesta campanha.?