Estão abertas, desde esta segunda-feira (15), as inscrições para 51 cursos técnicos e também para o curso de Formação de Docentes, disponíveis em mais de 180 municípios do Paraná. Os interessados devem procurar as instituições de ensino que ofertam os cursos, todos gratuitos, até 15 de novembro.

+Leia também: Conheça a primeira lombada eletrônica de Curitiba (e também do mundo)

Como funcionam os cursos?

Os cursos são oferecidos em de duas formas. Os integrados combinam disciplinas técnicas e disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc), ao longo de quatro anos, e disponíveis para alunos que concluíram apenas o ensino fundamental. Nos subsequentes, os estudantes que já concluíram o ensino médio podem cursar somente disciplinas técnicas, com duração de um a dois anos, de acordo com o curso.

O curso de Formação de Docentes é profissionalizante e forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem duração de quatro anos, é integrado ao ensino médio e está disponível para quem concluiu somente o ensino fundamental.

+Leia também: Operadora “adianta” horário de verão e faz clientes acordarem uma hora mais cedo

Documentos necessários

Para se inscrever, é necessário levar original e cópia do RG, CPF e histórico escolar, ou declaração de conclusão de curso/ensino ou de aluno em curso, Declaração de Vacinação para alunos menores de 18 anos, além de comprovante de renda familiar e, no caso de bolsistas da rede particular, uma declaração emitida pela instituição de ensino.

Algumas instituições de ensino e os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep), fazem inscrições online, diretamente na página de cada instituição.

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, os candidatos participam de um processo classificatório, que segue critérios sociais e técnicos.

 

O início das aulas segue o calendário escolar para o ano letivo de 2019.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Menina de 17 anos que desapareceu no interior de SP pode estar em Curitiba