Passado e presente se misturam em um presépio motorizado, de 46 metros quadrados, montado na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A estrutura irá permanecer aberta à visitação pública até 25 de janeiro, encantando adultos e crianças.

O presépio é montado há 42 anos, pelo artesão Pedro Santana. Começou pequeno, mas hoje já acumula diversas peças. Só casas e prédios de madeira são 86, além de animais, bonequinhos e uma gruta que representa o local onde nasceu o menino Jesus. Todas as peças em madeira foram confeccionadas pelo próprio Pedro.

“Todos os anos faço peças novas, começando a confeccioná-las meses antes do Natal. A montagem do presépio levou nove finais de semana e foi realizada por seis pessoas. Foi trabalhoso, mas tem valido à pena. É muito bom ver a emoção das pessoas que realizam a visitação”, diz o artesão.

Em meio ao presépio, é possível ver um parquinho de diversões, uma tropa, um moinho de erva-mate, uma serralheria, uma roda d”água e uma cascata com riacho. “Procuro mostrar coisas de antigamente em meio a cenários mais atuais, além de resgatar a tradição dos grandes presépios. Atualmente, eles são pouco vistos, pois levam muito tempo para serem montados, exigem grande mão de obra e não têm fins lucrativos”.

A Paróquia Nossa Senhora da Luz fica na Rua Quero-quero, 842, no bairro Gralha Azul, em Fazenda Rio Grande. O presépio pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30; nos sábados, das 14h às 20h; e nos domingos, das 9h às 11h e das 14h30 às 19h. A entrada é franca, porém, os visitantes que quiserem podem levar um quilo de alimento não perecível a ser doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).