A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, lançou nesta terça-feira (9), pela manhã, o projeto “Abrace Londrina”, que prevê licitação para que o empresariado possa auxiliar na conservação de espaços públicos, podendo utilizar os locais para publicidade. O ato foi realizado no Bosque Marechal Rondon (centro), pelo prefeito José Roque Neto, “padre Roque” e pelo presidente da CMTU, Paulo Renato Mattiuz de Carvalho; na presença do deputado federal Alex Canziani (PTB), do vereador Ivo de Bassi (PTN), e moradores da região central.

Além da CMTU, o projeto “Abrace Londrina” tem participação da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), no manejo do bosque e na definição do tipo de flores e plantas e serem adotadas nos demais locais; e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), no incentivo às práticas esportivas nos espaços públicos. Os secretários Florindo Dalberto (Sema), e Júlio César Brevilhere (FEL) também estiveram presentes, juntamente com o secretário de Governo, Tercílio Turini.

Por meio de licitação os empresários interessados poderão optar pelo bosque central ou por uma das 31 rotatórias existentes no município, com a responsabilidade de realizar a recuperação, embelezamento e manutenção contínua para conservação do espaço. Em troca, o participante do processo poderá, dentro de características estabelecidas pela CMTU, utilizar o espaço para publicidade da empresa.

O prefeito José Roque Neto, “padre Roque”, explicou que no caso específico do bosque a prefeitura já está adotando medidas de limpeza e de segurança, que incluem inclusive a permanência de segurança privada no local, para garantir tranqüilidade a população. “A partir de amanhã a Fundação de Esportes (FEL) vai manter aqui no bosque uma equipe de estagiários de Educação Física para orientar atividades aos idosos e às crianças, ocupando de vez este espaço, que fica no coração da cidade”, afirmou o prefeito.