O acidente surpreendeu moradores
da rua Basílio Fucks.

A funcionária pública Isolina Vieira aproveitava seu feriado, anteontem a tarde, em casa, assistindo pela TV ao jogo da decisão do Supercampeonato Paranaense, entre Atlético e Paraná. A certa altura do jogo, Isolina ouviu um estrondo vindo da rua e inicialmente, chegou a pensar que se tratava de mais um foguete disparado pela torcida atleticana. Ao sair na rua, ela viu que estava enganada. A água jorrava da terra poucos metros acima de sua residência. Era uma adutora da Sanepar que havia rompido.

Assim como a funcionária pública, diversos moradores da Rua Basílio Fucks, no Xaxim, zona sul de Curitiba, foram surpreendidos pelo acidente. A água rapidamente desceu pela rua e avançou sobre as casas. “Minha casa ficou inundada. Tive de fazer um buraco na parede da cozinha para escoar o lamaçal”, explicou Isolina.

Talita da Silva Kumshlies, vizinha de Isolina, reclamava da sujeira gerada pelo vazamento. Trabalhadores da Sanepar retiravam, com o apoio de um trator, o barro que ficou acumulado na sua garagem. “Vou ter de limpar lá dentro ainda”, diz a moradora que teve de dormir em uma cama nos fundos de sua residência.

Sanepar

A tubulação que estourou no local foi do tipo N-250. Segundo Florisvaldo da Silva, coordenador de manutenção da Sanepar, não há como saber o que motivou a rachadura no equipamento. Florisvaldo diz que não houve interrupção no abastecimento. “Temos tubulações complementares”. Segundo ele, a Sanepar vai ressarcir os prejuízos dos moradores. (Guilherme Voitch)