O Senai Paraná, entidade do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep),  abriu 4.500 vagas para Cursos Técnicos exclusivas para alunos que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. As vagas são gratuitas. O aluno não paga nada e tem direito a alimentação e transporte. São 127 turmas, em 29 municípios de todas as regiões do Estado.

A oportunidade se deve a parceria do Senai-PR com o Governo Federal e Governo do Estado para o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que busca aumentar o acesso de estudantes e trabalhadores à formação profissional.

“É uma grande oportunidade que os pais têm para oferecer uma formação profissional para os filhos, com a qualidade do Senai e sem qualquer custo”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.  “É importante que os professores das escolas públicas ajudem a divulgar e a orientar os alunos”, lembra.

Campagnolo ressalta que a parceria do Senai no Pronatec garante aos estudantes de escolas públicas uma formação profissional de alto reconhecimento no mercado. “As indústrias valorizam profissionais formados pelo Senai”, diz ele. Pesquisas feitas pela entidade indicam que mais de 90% dos alunos conseguem emprego assim que se formam.

“A qualificação profissional é uma das prioridades do governo estadual. As parcerias que estamos promovendo nesta área, onde o foco é a formação de qualidade, estão colaborando para garantir mais oportunidades aos nossos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação, Flávio Arns.

A inscrição para os Cursos Técnicos gratuitos deve ser feita nos Núcleos Regionais de Educação da Secretaria Estadual da Educação. O jovem deve procurar informações sobre como se inscrever na própria escola onde ele estuda, o mais rápido possível, pois as inscrições encerram em maio.

Informações sobre os cursos em cada uma das 29 cidades onde há vagas podem ser obtidas no site www.pr.senai.br  ou na agencia de notícias do Sistema Fiep (www.agenciafiep.com.br)