Treze alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) representarão o Estado na 13.ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras que, neste ano, ocorrerá entre os dias 15 e 18 de março, em Piracicaba (SP). A disputa reúne bajas (mini veículos) de 70 equipes, que representam 53 faculdades de 14 estados brasileiros, numa série de provas para avaliar a melhor construção dos estudantes brasileiros.

A equipe Piá é formada por 13 alunos de todos os anos do curso de Engenharia Mecânica da UFPR. A Piá participa da competição desde 2003 e o objetivo para este ano é superar a 35.ª posição – alcançada na edição de 2006. ?É para isso que contamos com alunos de todos os anos e não só com os formandos, para que o projeto tenha continuidade e vá evoluindo com o tempo?, comenta o integrante da equipe, Paulo Roberto Chiquito.

Para o presidente da SAE Brasil, associação sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar novas tecnologias para mobilidade, Vilmar Fistarol, o evento é um importante palco para descobertas de novos talentos da engenharia automotiva. ?Por meio da competição, incentivamos a pesquisa e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros. Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação?, disse.

Os veículos inscritos na competição passarão por três dias de avaliações em quesitos como segurança, projeto, custos, capacidade de produção em massa, design, inovação, originalidade, velocidade, aceleração, tração na subida e slalon e, no quarto dia, participarão de um enduro de quatro horas com obstáculos – que vale metade da pontuação.