Preocupada em dar suporte aos seus estudantes que participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu) está realizando reuniões com professore e alunos, para esclarecer todas as normas do processo de seleção e de execução do exame, que acontece no dia 7 de novembro.

O Enade, criado nesse ano, faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação (MEC), e deve avaliar, em 2004, 13 áreas do conhecimento. Dessas, serão avaliadas seis áreas na Uniguaçu (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social). “Os coordenadores cadastraram 341 alunos”, conta o professor Ivan de Oliveira, pesquisador institucional que está acompanhando o processo do Enade na instituição. De acordo com ele, cerca de 44% desses alunos serão selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC.

A relação dos estudantes da Uniguaçu enviada ao Inep no dia 19 de setembro, continha acadêmicos dos seis cursos que concluíram de 7% a 22% da carga horária do curso de graduação exigida para estudantes ingressantes. Assim, foram cadastrados estudantes do 2º período de cada um dos seis cursos, com exceção do curso de Enfermagem, em que foram cadastrados também acadêmicos do 3º período (já que contemplam a carga horária exigida).