Rafael Silva/O Diário do Norte do Paraná

HU de Maringá: convênio.

O Hospital Universitário (HU) Regional de Maringá assinou ontem com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) um termo aditivo do convênio que atende alunos internados de 5.ª a 8.ª série, ensino médio e supletivo. Trata-se do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh).

Com a renovação, prevista para durar até 2011, estudantes que não puderem freqüentar as aulas recebem o conteúdo por professores do Estado no próprio hospital, inclusive avaliações.

Em cada uma das oito entidades conveniadas, há um pedagogo e três professores responsáveis por verificar o que está sendo ministrado dentro da sala de aula e por repassar aos estudantes. De acordo com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), cerca de 60 estudantes passaram pelo programa em 2007.

A idéia para o programa pioneiro começou na década de 1990, com o superintendente do HU, José Carlos Amador. ?Nossos pacientes são de alta complexidade e chegam a ficar quatro meses internados. Como não recebiam conteúdo, muitos reprovavam no colégio?, comemora.

De acordo com Amador, a iniciativa despertou o interesse de um grupo de diretores de hospitais da Alemanha, que já visitaram o HU e de outros estados.