Curitiba oferece várias opções de passeios ao ar livre nessas férias de verão. São 24 parques espalhados por toda a cidade, com atrações diversas. Somados a 15 bosques e mais de mil praças e jardinetes são quase 24 milhões de metros quadrados de área verde.

Um dos destaques é o Jardim Botânico, espaço público mais visitado da cidade, com média de freqüência anual de um milhão de visitantes. Com área total de 178 mil metros quadrados, registra o maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo.

Outra ótima opção de passeio nas férias é o Zoológico de Curitiba, localizado no Alto Boqueirão. Com mais de 1,8 mil animais de 130 espécies – entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis – o espaço é garantia de diversão e conhecimento.

A média de público no local é de 650 mil pessoas por ano. Se forem consideradas as visitas de grupos escolares, cujas crianças não passam pelas roletas, este número se aproxima de um milhão de pessoas por ano.

O Zoológico de Curitiba, inaugurado em 1982, é um dos maiores do Brasil, com 589 mil m2. Entre as principais atrações de sua fauna estão um leão, quatro leoas, um urso de óculos, um casal de girafas, três hipopótamos, três jacarés, um tigre de bengala, quatro onças pintadas e um chimpanzé, além de onças pardas, macacos e aves.

Passeio Público

Visitar um zoológico em pleno centro da cidade é outra ótima opção para as férias. No Passeio Público – o mais antigo parque municipal de Curitiba, inaugurado em 1886 – há 390 pequenos animais, de 150 espécies diferentes. São 40 mamíferos, 280 aves, 70 répteis e 20 peixes.
Numa área de quase 70 mil metros quadrados, com muitas ilhas e pontes, há diversas espécies nativas e exóticas. Entre as árvores estão carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.

Uma das maiores atrações do parque é um terrário que abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo. Também há um aquário, com variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África. No Passeio há restaurante, play-ground, aquário, terrário, sanitários, rinque de patinação, ponte pênsil, casa da guarda, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário.

Serviço:
Zoológico de Curitiba
Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão.
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

Passeio Público
Esquina das ruas Presidente Farias e João Gualberto, Centro.
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 6 às 20 horas (o aquário e o terrário abrem das 9 às 17 horas).

Jardim Botânico
Avenida Professor Lothario Meissner, esquina com a Rua Engenheiro Ostoja Roguski.
Horário de funcionamento: Diariamente das 6 às 20 horas.