O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (14), durante a reunião semanal da Escola de Governo, o projeto que prevê a construção de um aquário marinho na cidade de Paranaguá.

Serão investidos R$ 5 milhões na obra, que terá início no próximo dia 29 – data em que se comemora o 361o aniversário da cidade – com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2010.

“As obras ocuparão uma área de 2.200 metros quadrados, com três pavimentos. O espaço abrigará uma variedade de espécies do mar, principalmente peixes nativos do litoral paranaense, como robalo e garuba, e espécies exóticas”, explicou o secretário.

Segundo Rasca, o projeto arquitetônico do aquário terá três pavimentos equipados com aquários, biblioteca, lojas, mirantes, cafeteiras, jardim educativos. A inovação do projeto traz o corpo de uma baleia que também será um centro de visitações, onde poderá ser observado o esqueleto do animal.

No projeto ainda consta a criação de um “Pinguinário”, para mostrar a vida dos pinguins, visitantes freqüentes do litoral sul do Brasil, vindos da Patagônia, na Argentina.