Quatro árvores de Natal gigantes estão enfeitando o parque Barigui, a praça Rui Barbosa, o Jardim Botânico e a avenida Mário Tourinho, no Bigorrilho. As árvores foram montadas pela Prefeitura de Curitiba e parceiros em locais estratégicos, que estão no roteiro de passeios turísticos. Os novos enfeites fazem parte do Natal Encantado de Curitiba.

"São atrações que fazem da cidade a capital do Natal, atraindo turistas de todo o país, e que tornam os festejos de fim de ano também mais alegres para os curitibanos", afirma o prefeito Beto Richa. São esperados 300 mil visitantes na cidade para as festividades natalinas.

Nesta quinta-feira (13), foram acesas as luzes das árvores montadas na avenida Mário Tourinho, em frente à loja da Barigui Veículos, no Bigorrilho, e na praça Rui Barbosa, no centro da cidade. As luzes são acessas de forma automática, com dispositivos programados para funcionarem das 20h20 às 2h.

Nesta sexta-feira (14) serão acesas as luzes das árvores que foram montadas no Parque Barigui e no Jardim Botânico. "O acendimento é um momento único, um espetáculo que encanta a todos e pode ser visto de vários pontos da cidade", diz o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.

Cada árvore tem cerca de 20 metros de altura e 50 mil lâmpadas. A estrutura metálica recebeu 80 sistemas para emitir flashes de luzes, criando efeitos especiais. Vinte profissionais se revezaram na montagem das árvores que, depois de armadas, chegam a pesar até 300 quilos cada.

Programação – Estréia nesta sexta-feira (14) o Nataleluia, um dos principais espetáculos natalinos da cidade, que em 2007 terá como tema "Natal do Coração". O evento, organizado pela primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), conta com apoio da Prefeitura – faz parte da programação do Natal Encantado de Curitiba – e reunirá cerca de 20 mil pessoas. Serão cinco apresentações, no templo da igreja, no bairro Batel, e poderão ser acompanhadas pela internet ou pela televisão.

A Administração Regional Santa Felicidade apresenta o Auto de Natal nesta sexta-feira (14), às 20h, na rua das Araucárias, em frente o campo São Carlos (Três Pinheiros). Os moradores da região estão festejando também as obras da Prefeitura entregues e em andamento nos bairros da Regional.

Missa –

A Casa de Brinquedos, na praça Santos Andrade e o Natal do Palácio Avenida do HSBC, na Rua das Flores, são espetáculos que continuarão sendo apresentados no fim de semana, às 20h30, no centro da cidade, com entrada franca.

O espetáculo Fábrica de Brinquedos mostra a história contada por Papai Noel, crianças e bonecos gigantes num palco montado em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná. No Palácio Avenida, 160 crianças cantam musicas do repertório natalino, com participações de atores e atrizes convidados. Um show de fogos de artifícios encerra os dois espetáculos.

A programação do Natal Encantado traz neste domingo (16), a Missa por um Natal Solidário, que será celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, às 17h, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. O evento inclui a reza do Terço, a partir das 15h, com Adoração ao Santíssimo e show de Evangelização, ao fim da Santa Missa.