O deputado estadual do Paraná Bernardo Ribas Carli (PSDB), 32 anos, morreu na manhã deste domingo (22) após o avião em que estava cair em Paula Freitas, região Sul do Paraná, divisa com o município de Irineópolis (SC), por volta das 11h. Havia três pessoas a bordo do avião modelo “Seneca” – o deputado e dois pilotos – e todos morreram com o impacto da batida. O velório de Bernardo Ribas Carli acontece nesta manhã, na prefeitura de Guarapuava. O sepultamento será às 16h.

No momento da queda moradores da região relataram que ouviram um barulho muito forte. A Polícia Militar de União da Vitória confirmou que o avião era do deputado e logo em seguida a assessoria do deputado Plauto Miró (DEM), tio de Bernardo, informou que a família reconheceu o óbito. Em razão da morte do deputado a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) decretou luto oficial de três dias. “Aos familiares das vítimas, assessores e amigos, os mais sinceros sentimentos”, finalizou a nota enviada pelo órgão.

Destroços do avião em que estava o deputado estadual Bernardo Ribas Carli. Foto: Divulgação Anjos da Guarda
Destroços do avião em que estava o deputado estadual Bernardo Ribas Carli. Foto: Divulgação Anjos da Guarda

O local em que ocorreu a queda fica a 30 quilômetros e União da Vitória e ainda não é possível dizer qual foi a causa do acidente, que será investigado pela Polícia Civil. A aeronave de pequeno porte em que estava caiu em uma região rural enquanto ele se deslocava de Guarapuava em direção à União da Vitória. Ele era esperado no município para participar da 62ª edição da Festa dos Motoristas e estava na região para a vistoria de obras e outros eventos.

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil e da Polícia Científica prestaram atendimento no local da queda que é de difícil acesso. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e diante da complexidade do acidente foram deslocadas equipes do IML de Curitiba, como odontologistas, para reforçar o trabalho de identificação das vítimas.

O deputado

Por influência do seu pai, Fernando Ribas Carli, que foi Prefeito de Guarapuava por três mandatos, Bernardo entrou para a vida pública e cumpria seu segundo mandato como deputado estadual. Ele é irmão do ex-deputado estadual do Paraná, Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado no começo deste ano pela morte de dois jovens em um acidente de trânsito em Curitiba, em 2009.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), lamentou a morte do parlamentar e disse que acompanhava seu trabalho de perto. “Ele já brilhava e  iria brilhar muito mais, não tenho dúvidas. Sentirei muito a falta do sorriso contagiante, da alegria e da forma respeitosa como tratava as pessoas ao seu redor. Essa perda prematura é devastadora para todos nós, mas, principalmente, para os seus familiares”, escreveu.

Rapaz morre na hora ao ser ejetado de carro em acidente com outros dois veículos