Há 20 dias do início da Copa do Mundo da África do Sul, restaurantes e bares da capital já se mobilizam para atrair a clientela. Além das decorações temáticas e das extravagantes telas de LCD para exibir os jogos, os estabelecimentos estão realizando promoções para esticar o tempo de permanência do cliente no estabelecimento e aumentar o faturamento.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu, revela que os restaurantes já se mobilizam desde a semana passada para atender a demanda durante a Copa. Alguns já vislumbram uma programação especial para atender os torcedores nos horários dos jogos da Seleção Brasileira, previstos para 11h e 15h30.

“A Copa é uma oportunidade de aumentar a venda, já que, além de ficar mais tempo consumindo no estabelecimento, as pessoas devem procurar os locais para comemorar”, prevê.

Segundo Bartolomeu, a proximidade do mundial tem despertado uma concorrência sadia entre os estabelecimentos. “Todos vão exibir os jogos. Não vai faltar bar ou restaurante para assistir a Copa”, afirma.

O diretor da Abrasel afirma que as ações que forem bem sucedidas durante a Copa deverão servir de referência no futuro. “Vamos verificar para ver como vai ser o aumento de faturamento nestes meses que antecedem a Copa e durante a competição. Isso vai servir de base para traçar as ações que deverão ser implementadas durante a próxima Copa, que será no Brasil”, diz.

Um dos restaurantes que aderiu ações alusivas à Copa é o Armazém Italiano, que fica na Avenida Sete de Setembro, no bairro Batel, em Curitiba. Para entrar no clima da Copa, foram colocados móbiles com as bandeiras dos países, conforme os grupos das respectivas seleções.

Além da decoração, quem for almoçar no local terá disponível 5 telas, sendo uma de 42 polegadas para conferir os melhores lances das partidas. O responsável pelo Armazém Italiano, Bruno da Silva Draghi, conta que preparou uma vasta premiação para os clientes que assistirem a Copa no local.

“A cada cinco almoços, o cliente recebe um cupom para concorrer a prêmios que vão desde câmeras fotográficas a hospedagens em hotéis do litoral catarinense”, diz. Segundo ele, antes do início da Copa ainda serão sorteadas camisas oficiais da seleção.

Outro estabelecimento que se prepara para receber a torcida é o Arrumadinho Jesuíno, que fica na Travessa Jesuíno Marcondes, no centro da capital. Segundo o gerente da casa, Roberto Gonçalves de Souza, já prevendo um aumento da procura pelo bar, durante os jogos poderão frequentar o bar apenas os clientes que fizerem uma reserva prévia. “O objetivo é evitar uma superlotação e poder atender bem todo mundo”, diz.