O prefeito Beto Richa assinou nesta terça-feira (3) os contratos com as empresas que venceram a concorrência pública para a realização dos estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô de Curitiba (lote 1) e o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – EIA-Rima (lote 2). Os trabalhos do lote 1 serão feitos pelo consórcio Novo Modal, formado pelas empresas Trends, Engefoto, Esteio e Vega. A empresa Ecossistema Consultoria Ambiental fará os trabalhos previstos no lote 2.

“Curitiba terá um sistema de metrô que será um dos melhores do país. A assinatura dos contratos para os estudos de engenharia e o estudo de impacto ambiental são o início da materialização de um sonho”, disse Richa. Ao lado do vice-prefeito Luciano Ducci e do presidente do Ippuc, Cléver Almeida, Richa ressaltou a importância da parceria existente entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Prefeitura para a realização desta fase dos trabalhos.

O prefeito também destacou que, se Curitiba for escolhida uma das sedes da Copa de 2014 – decisão que será anunciada no próximo dia 20 -, a cidade terá mais agilidade na busca por recursos para as obras do metrô. “O governo federal e estadual têm compromissos assumidos para dotar a cidade das condições necessárias à realização dos jogos. Mantemos nossa previsão inicial de darmos início às obras do metrô de Curitiba em 2010”, afirmou Richa

A ordem de serviço deverá ser emitida nos próximos dias autorizando o início dos trabalhos ainda no mês de março. Os estudos e projetos de engenharia começam deverão ser concluídos em até 270 dias. O EIA-RIMA deverá ficar pronto em até 240 dias.

A assinatura do contrato teve a presença de representantes da CBTU, empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros ligada ao Ministério das Cidades. Participaram da assinatura o Diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis, e a chefe do Departamento de Planejamento e Estudos de Transportes da Companhia, Luciana Costa Brizon.

Representaram o Consórcio Novo Modal os executivos Marlus Coelho e Albuíno Azeredo, da Trends, empresa líder do consórcio. Para representar a empresa Ecossistema, participou Gisele Cristina Rocha. Estiveram presentes à assinatura dos contratos o vereador Serginho do Posto, os secretários do Governo, Rui Hara, do Planejamento, Alceni Guerra, o presidente da Urbs, Marcos Isfer, e o assessor de projetos especiais da Prefeitura, Maurício Ferrante.

A CBTU, que tem um convênio de cooperação com a Prefeitura, fará parte do grupo de acompanhamento dos trabalhos junto com os técnicos da Prefeitura de Curitiba.