O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) está realizando, durante esta semana, campanha de conscientização em diversos pontos de Curitiba, como parte das atividades relativas a Semana Nacional de Trânsito. Nesta ação, banners com frases educativas são colocados em seqüência, em pontos estratégicos das ruas escolhidas para que os condutores leiam e assimilem a mensagem. Cerca de 50 cruzamentos serão atingidos até a próxima sexta-feira (24).

Desta maneira o condutor receberá informações sobre o tema da semana de trânsito “Cinto de Segurança e Cadeirinha”, e poderá refletir sobre o assunto. Além desta ação, já está ocorrendo a Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemepar e o Hemobanco. A meta é conseguir mil doações durante a semana.

Nesta terça-feira (21), a campanha está sendo realizada nas ruas Campos Sales (entre a Holanda e a Mauá) e na Basílio Itiberê (entre a Ângelo Sampaio e a Comendador Franco). Na segunda-feira (21), na abertura da campanha, foi escolhida a Avenida Marechal Deodoro, entre a Ubaldino do Amaral (Alto da Glória) e a Praça das Nações (Alto da XV), e rua Tenente Francisco Ferreira de Souza (entre a Linha Verde e a Waldemar Kost), no Boqueirão.

“Queremos conscientizar o condutor sobre a utilização correta do cinto de segurança, tanto por parte do próprio condutor como dos passageiros e, principalmente aqueles acomodados no banco traseiro, pois existe uma cultura da não utilização do equipamento”, afirma o tenente Silvio Cordeiro. Em relação à cadeirinha, a unidade quer chamar a atenção dos pais sobre a importância da sua utilização.

Além das campanhas de conscientização e doação de sangue, o BPTran está realizando blitz educativas em diversos pontos da cidade, nas quais os policiais abordam os condutores e entregam materiais educativos. “Queremos com isso tudo reduzir o número de acidentes e fazer com que as pessoas respeitem as leis de trânsito”, ressalta o tenente.