Faltando apenas um mês para o término do cadastramento biométrico em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Tribunal Regional Eleitoral do município ainda aguarda o comparecimento de cerca de 60 mil eleitores. Desde o dia 13 de outubro, cerca de 128 mil habitantes do município fizeram o recadastramento. Até o momento, a média de atendimentos no local tem sido de 1,2 mil pessoas por dia, mas pode ser que essa realidade mude até que os 190 mil eleitores do município tenham se cadastrado, pois a procura deve ser maior agora.

Para efetuar a atualização do cadastro com biometria, é necessário comparecer à sede do Cartório do TRE, localizado na Rua Ângelo Zen, 82 – Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Como o prazo termina no dia 31 deste mês, em março, haverá um mutirão de atendimento em alguns sábados também. Para isso, nos dias 12 e 19, os funcionários do Cartório vão trabalhar das 9h às 17h. Para agilizar o atendimento, os eleitores podem fazer o agendamento pela internet, no portal do TRE, antes de comparecer ao Cartório.

Quem não fizer o cadastramento terá seu título cancelado. Algumas das consequências deste cancelamento é a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), impedimento da obtenção de passaporte e carteira de identidade, falta de recebimento do salário de função ou emprego público, impossibilidade de realizar alguns tipos de empréstimos e também pode dificultar a matrícula em instituições de ensino e nomeação em concurso público.